Emissora inaugurada em 9 de julho de 1960 transmitiu a primeira novela diária da televisão brasileira

TV Excelsior
“A Diretoria da Televisão Excelsior S.A tem a honra de convidar V.S. para participar das festividades de lançamento de sua emissora de televisão, canal 9, TV Excelsior, a partir das 18 horas do dia 9 de julho de 1960, no Teatro Paulo Eiró, Av. Adolfo Pinheiro, 915.” Esse foi o texto do convite para a inauguração da TV Excelsior, cinquenta anos atrás. Além do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, a emissora produzia suas atrações no Cultura Artística, no centro. A Excelsior transmitiu a primeira novela diária da televisão brasileira: ‘2-5499 Ocupado’, de 1963 (acima, o cartaz de lançamento). Uma presidiária telefonista recebe por engano a ligação de um desconhecido, que se apaixona por sua voz. Nos papéis principais estavam os então recém-casados Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Em 1º de outubro de 1970: a Excelsior se encontrava á beira da falência. Por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico (Adélia e Suas Trapalhadas), e anuncia aos telespectadores que o governo decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central técnica da Excelsior, estavam alguns técnicos do DENTEL, que tiraram a emissora do ar naquele momento. A Rede Excelsior acabava ali.
Judicialmente, a Excelsior tinha o prazo máximo de até 15 de dezembro de 1970 para "acertar as contas" com o governo Médici, ou seja, pagar no mínimo metade de tudo o que devia. No fim do prazo, a estação não havia pago nem 1% de tudo que devia. No dia 15 de dezembro, as concessões outorgadas à Excelsior são cassadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário